Separamos algumas curiosidades sobre os longas indicados à categoria mais almejada da noite: melhor filme!
CORRA
- Sabia que o ator Eddie Murphy foi a grande inspiração para esse roteiro? O diretor e roteirista Jordan Peele assistiu a um standup dele, onde o comediante dizia como foi difícil conhecer os pais de sua mulher, que é branca.
- O filme tem várias referências à escravidão, como o bingo remetendo aos leilões de escravos ou as algemas de couro que amarram Chris.
- Quando Chris é forçado a assistir a televisão enquanto está preso, uma voz repete “A mente é algo terrível de se desperdiçar“. Esse é o slogan de uma organização filantrópica americana que reúne fundos para negros cursarem faculdade.
ME CHAME PELO SEU NOME
- O ator Timothée Chalamet aprendeu a falar italiano e a tocar violão para interpretar Elio na trama.
- Armie Hammer (Oliver) afirmou que se sentia mais desconfortável nas cenas que envolviam dança, apesar das várias cenas de sexo existentes no filme.
- Na noite de estreia, “Me Chame Pelo Seu Nome” foi aplaudido de pé durante 10 minutos, e foi a ovação mais longa da história do Festival de Filmes de Nova York.
O DESTINO DE UMA NAÇÃO
- Foram gastas ao todo 200 horas para a completa transformação de Gary Oldman em Churchill.
- Gary Oldman informou ao The Graham Norton Show que o orçamento para cigarros e charutos era de £18,000.
- Benjamin Whitrow, que interpretou Sir Samuel Hoare, faleceu em setembro de 2017, antes do lançamento do filme.
DUNKIRK
- O roteiro da trama continha apenas 76 páginas.
- O cineasta e roteirista Christopher Nolan foi da Inglaterra para Dunquerque em um bote para tentar reviver a experiência dos sobreviventes durante a evacuação. A travessia durou 19 horas.
- Harry Styles, vocalista de One Direction, fez a sua estreia como ator. Apesar das críticas iniciais, o diretor de elenco da produção, John Papsidera, afirmou que ele foi o nome certo para o papel escalado.
LADY BIRD
- A diretora Greta Gerwig revelou que o primeiro rascunho de seu roteiro tinha 350 páginas, o que equivaleria a um filme de quase seis horas de duração.
- Quase todas as músicas cantadas na cena de audição foram escritas por Stephen Sondheim.
- Greta Gerwig revelou em uma entrevista que sua adolescência foi bem menos rebelde que a de sua personagem.
TRAMA FANTASMA
- Último filme da carreira de Daniel Day-Lewis. Ele anunciou sua aposentadoria em 2017.
- Para se preparar para o filme, Daniel Day-Lewis assistiu às imagens de arquivos dos desfiles de moda da década de 1940 e 1950, estudou designers famosos, conversou com curadores de moda e têxteis e também aprendeu a costurar.
- A atriz Jennifer Lawrence desistiu de assistir ao filme após três minutos. E comentou: “Eu não consegui ver por mais de três minutos. Me desculpem qualquer pessoa que gostou do filme. Foram três minutos e eu já estava ‘aff’”.
THE POST
- Nas cenas que apresentam o presidente Nixon no salão oval da Casa Branca pode-se ouvir a própria voz do ex-presidente, que foram incluídas no filme por meio de gravações.
- Essa é a quinta colaboração entre Steven Spielberg e Tom Hanks. Com isso, Hanks ultrapassou Harrison Ford na lista de atores que mais vezes foram dirigidos pelo diretor.
- O filme possui uma cena “pós-créditos” em que anuncia os próximos capítulos do Washington Post na sua luta contra os malfeitos do governo Nixon.
A FORMA DA ÁGUA
- O visual da criatura é fortemente inspirado no filme O Monstro da Lagoa Negra, de 1954. É até afirmado que ela foi encontrada em um rio na America do Sul, sendo também cenário onde o filme clássico se passa.
- Gilies, interpretado por Richard Jenkins, foi escrito originalmente para Ian McKellen, mais conhecidos pelos seus papéis como Gandalf, em O Senhor dos Anéis e Magneto, em X-Men.
- A Criatura é vivida por Doug Jones, parceiro de longa data do diretor, tendo interpretado outros monstros em O Labirinto do Fauno e Hellboy. Segundo Jones, demorava mais de 3 horas para terminar de se caracterizar para o personagem.
TRÊS ANÚNCIOS PARA UM CRIME
- Apesar da dúvida de McDormand em assumir o papel, Martin McDonagh escreveu o roteiro do filme tendo em mente ela como protagonista.
- Woody Harrelson costumava fazer uma pausa nas filmagens para dar autógrafos às pessoas que apareciam no set. Durante uma dessas pausas, o astro fez uma apresentação de guitarra em uma loja de música local.
- McDonagh teve a ideia de escrever este filme após ver o anúncio de um crime não resolvido enquanto fazia uma viagem.
Quem aí curtiu?